Poucos consumidores sabem da
existência dela, mas grande parte já foi vitima da famosa “venda casada”, uma
das muitas maneiras de induzi-los a uma compra, e nem sequer perceberam. A operação
casada ou venda casada se dá quando o vendedor (pessoa física ou jurídica)
exige do consumidor disposto a comprar um produto ou serviços à aquisição
obrigatória de outro item da mesma espécie ou não.
Se você, por exemplo, já entrou em alguma loja ou
instituição financeira e além de comprar um produto ou adquirir um serviço que desejava,
gastou também com algum tipo de serviço oferecido você foi vítima da Venda
Casada. É facilmente identificada quando eles deixam claro que você só
conseguirá o produto X se comprar o Y. Concessionárias de veículos que obrigam a
contratação de seguro automóvel em sua empresa, agências de viagem que
condicionam a liberação de cheques de viagem à contratação de seguro, provedores
de Internet que oferecem conexão rápida à contratação de um segundo provedor de
acesso, empresas de linhas telefônicas e TV por assinatura que não desmembram o
trio de serviços (telefone, TV e internet), alegando que não são oferecidos
independentemente, escolas que exigem exclusividade para compra de material
escolar entre outros casos clássicos.
Em alguns bancos, o
consumidor ainda pode ser exposto a tal ato criminoso no momento em que busca
por empréstimos e financiamentos, costumam realizar um empréstimo se o cliente
contratar um seguro ou outros serviços bancários.
Locais de entretenimento
como bares e casas noturnas que usam consumação mínima também estão praticando
venda casada, assim como os cinemas que exigem que o alimento consumido no
interior das salas sejam exclusivamente comprados no próprio cinema quando o
consumidor pode comprá-lo anteriormente e levá-lo consigo.
O Código de Defesa do
Consumidor (art. 39, I) deixa claro que sua pratica é expressamente proibida em
território brasileiro implicando em crime contra as relações de consumo (art.
5º, II, da Lei n.º 8.137/90) em que o consumidor não pode ser obrigado a comprar o que não deseja. Devido a isso a pratica foi pouco a pouco sendo enfraquecida,
mas não extinta totalmente.
Profissionais de marketing
devem estar sempre atentos a isso no momento de traçar estratégias de mercado principalmente
de promoção e vendas, pois podem complicar e muito as atividades da empresa e principalmente sua imagem.
vamos ficar atentos...
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