12 de jan. de 2012

Bill Gates


Empresário: William Henry Gates III
Nasceu dia 28 de outubro de 1955 em Seatlle, EUA.

Conhecido por aparecer freqüentemente nas listas dos homens mais ricos do mundo, o co-fundador da maior e mais conhecido empresa de software do mundo em valor de mercado, a Microsoft, é também um filantropo e autor de sucesso.

William Henry Gates III, ou simplesmente Bill Gates é sem sombra de dúvida uma das personalidades mais influentes da nossa geração e um dos pioneiros na revolução dos Pc’s juntamente com seu rival nos negócios Steve Jobs.

O pai era advogado de grandes empresas, a mãe diretora de banco e professora universitária na Washington University fato que levou Bill a freqüentar as melhores escolas particulares de sua cidade natal de Seattle e ingressar na prestigiada Universidade de Harvard onde começou Matemática e Direito, mas não terminou.

Com 17 anos de idade Bill e Paul Allen desenvolveram um software para leitura de fitas magnéticas, com informações de tráfego de veículos, em um chip Intel 8008. Com esse produto, Gates e Allen criaram uma empresa, a Traf-o-Data, porém os clientes desistiram do negócio quando descobriram a idade dos donos.

Enquanto estudavam em Harvard, os jovens desenvolveram um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançado nos Estados Unidos - o Altair 8800. Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das primeiras empresas no mundo focadas exclusivamente no mercado de programas para computadores pessoais ou PCs.

Gates adquiriu ao longo dos anos uma fama de visionário (apostou no mercado de software na época em que o hardware era considerado muito mais valioso) e de negociador agressivo, chegando muitas vezes a ser acusado por concorrentes da Microsoft de utilizar práticas comerciais desleais.

Na década de 80, a IBM, líder no mercado de grandes computadores, resolveu entrar no mercado da microinformática com o PC, porém faltava o Sistema Operacional. Para isso, fechou contrato com a recém-criada Microsoft. Todavia, a Microsoft não possuía o software ainda. O jovem Bill Gates foi a uma pequena empresa que havia desenvolvido o sistema para o processador da Intel e decidiu comprá-lo, pagou cerca de US$ 50 mil, personalizou o programa e vendeu-o por US$ 8 milhões, mantendo a licença do produto. Este viria a ser o MS-DOS.

A partir daí a Microsoft foi se consolidando mais e mais, se mantendo como a principal empresa de tecnologia de software para computador pessoal do mundo, fazendo com que Gates se tornasse o homem mais rico do mundo de 1995 a 2007 quando o magnata mexicano Carlos Slim Helú assumiu o topo da lista.

No dia 27 junho de 2008, Bill Gates retirou-se definitivamente da Microsoft para se dedicar inteiramente aos seus projetos filantrópicos.

Mesmo tendo anunciado a sua aposentadoria da Microsoft, na prática Bill Gates continuará dedicando 20% do seu tempo (um dia por semana) para assuntos relativos à a gigante dos softwares. Ele continua a atuar como chairman da Microsoft e conselheiro no desenvolvimento de projetos-chave. Ele somente não estará nas decisões do dia-a-dia e dedicará mais tempo e energia ao seu trabalho relacionado à saúde e educação na Fundação Bill & Melinda Gates.

Gates já autorizou, no total, 2 livros falando sobre sua vida e trabalho. The Road Ahead e Business @ the Speed of Thought.

A revista Time descreveu Bill Gates como uma das 100 Pessoas mais Importantes do Século e também entrou para a lista Time 100 três vezes consecutivas em 2004, 2005 e 2006. A revista também inclui Gates e sua esposa, Melinda, na Pessoa do Ano por suas atividades filantrópicas. Em 1998, Bill Gates foi votado como a 1° de 50 celebridades mais importantes da história. Em 1999, Gates entrou para a The Sunday Times como a pessoa mais poderosa dos nossos tempos e novamente em 2006 Gates foi eleito o 8° herói contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário