6 de jan. de 2012

Analise SWOT


A análise SWOT (ou FOFA em português) é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam ou podem vir a afetar seu funcionamento. Este é o primeiro estágio e extremamente essencial na gestão do planejamento estratégico, o que ajuda o profissional de marketing focar nos pontos principais da empresa.

A sigla representa a primeira letra das palavras, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats  (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças). Os Pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa  ligados ao contexto que chamamos de MICROAMBIENTE (clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, concorrentes). Já as oportunidades e ameaças são fatores externos ligados ao contexto do que chamamos de MACROAMBIENTE (econômicos, demográficos, socioculturais, tecnológicos e político-legais).
Faz parte de um sistema de inteligência de marketing simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
Foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen. Por outro lado a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe um conselho de Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças".

Pode ser entendido como pontos fortes:
  • Vasto conhecimento em marketing, especializado na área.
  • Atendimento.
  • Um novo produto ou serviço inovador.
  • A localização da empresa.
  • Qualidade dos processos e procedimentos.
  • Qualquer outro aspecto que adicione valor ao seu produto ou serviço, etc.
Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

Um ponto fraco da sua firma poderia ser:
  • Falta de conhecimento em marketing ou qualquer outro departamento.
  • Produtos ou serviços semelhantes aos seus concorrentes.
  • A localização do seu negócio.
  • Baixa qualidade de seus produtos ou serviços.
  • Reputação duvidosa entre outros.
As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

Uma oportunidade para seu negócio poderia ser:
  • Um mercado em desenvolvimento, por exemplo: a internet.
  • Fusões, junção entre empreendimentos ou aliança de estratégias.
  • Mudança para novas áreas do mercado, às quais oferecem melhores lucros.
  • Um novo Mercado Internacional.
  • Uma vaga no Mercado causada pela ineficácia da competição.
Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

Uma ameaça poderia ser:
  • A entrada de um novo competidor em sua área empresarial.
  • Guerra de preços com competidores.
  • Um competidor tem um novo produto ou serviço inovador.
  • A competição possui um melhor acesso aos canais de distribuição.
  • Taxas são introduzidas ao seu produto ou serviço.
  • Não acompanhar avanços tecnológicos.
  • Questões ambientais, entre outras.
Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
Como podemos verificar a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos efeitos dos pontos fracos das ameaças.
Devendo esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, médio e fraco) que os fatores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes fatores têm no negócio.

A Matriz SWOT deve ser utilizada entre o diagnóstico e a formulação estratégica propriamente dita e para facilitar seu entendimento utiliza-se geralmente cores especificas nos quadrantes como no quadro acima.
A aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização.

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