6 de jan. de 2012

4C’s

Baseado na visão do cliente com relação aos produtos ou serviços que a empresa oferece, preços empregados, distribuição e formas de como o consumidor obtêm informações sobre tudo isso, Robert Lauterborn elaborou em 1990 uma nova visão para o composto de marketing, um novo conceito chamado de 4 C’s do marketing, abrangendo as mesmas variantes por um ângulo diferente com quatro novos ingredientes: Consumers, Cost, Convenience e Communication.

No Brasil as variáveis foram traduzidas para: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação.

Tanto os 4 P’s quanto os 4 C’s são de extrema importância para a organização, juntos montam uma visão mais ampla sobre o negócio e refletem dois lados distintos de um mesmo objeto de estudo, mesmo que para muitos não haja essa relação, um profissional de marketing sempre deve estar atento aos desejos e necessidades do consumidor, há de se entender o quanto fará diferença em um relacionamento futuro entre esses dois lados do mercado.
Os quatro C’s tecnicamente são:

Cliente:
Potencial comprador ou usuário dos produtos de um indivíduo ou organização, chamado o fornecedor ou vendedor.
É quem está buscando produtos e serviços para que seus desejos ou necessidades sejam satisfeitos da melhor forma possível.
Sem clientes não há consumo, não existem vendas, pesquisas, produção, etc., um profissional de Marketing deve conhecer seu cliente, tratá-lo com respeito e ouví-lo sempre que possível, seja através de um Canal de telemarketing, por correio eletrônico ou não, SAC, contato direto entre outros meios.
Existe várias formas de ouvir seu cliente, basta dar-lhe oportunidade de dizer quais suas impressões sobre os produtos, os pontos que podem ser melhorados mesmo que sejam excelentes e aqueles onde o concorrente irá fortalecer-se ao produzir um produto que foque diretamente os pontos fracos do seu produto, tentar entender o cliente é um exercício diário, que exige preparo e dedicação, então deve-se deixar sempre aberto um canal para que a comunicação seja eficaz.
Corresponde ao “P” de produto.

Custo:
É o custo o consumidor tem para se satisfazer através de um produto.
O cliente não irá pagar muito mais do que sua percepção de VALOR poderá sugerir em sua mente.
O que para a empresa é o preço, para o cliente é o custo, o valor monetário que terá de desembolsar para que adquira o produto ou serviço.
Para que tudo saia perfeitamente é vital que o profissional de Marketing faça Pesquisas relevantes, saiba quanto o cliente pagaria para adquirir o produto X, quais os benefícios que ele procura em um produto similar, qual é seu SEGMENTO de mercado ou o NICHO escolhido, estudar o comportamento do consumidor, qual é a distância que ele poderá ou estará disposto a deslocar-se para comprar, o que faria sair da concorrência para comprar da sua empresa.
Corresponde ao “P” de preço.

Conveniência:
O cliente busca sempre comprar em locais mais convenientes com a distância que irá percorrer e situação em que se encontram naquele momento, sempre irá procurar um ponto de distribuição do produto que lhe convenha, pode ser o mais próximo de sua residência, o caminho para o trabalho, o de mais fácil acesso ou o que possua o melhor atendimento.
É muito importante que o profissional de Marketing saiba onde, como e quando distribuir seus produtos, um produto que não está nas lojas não pode ser vendido e um serviço em que não há pessoa disponível também, é necessário saber qual é a capacidade de produção, estimar muito bem o segmento ou nicho de mercado que se pretende atingir, não deixando com que os produtos sobrem após várias pessoas reclamarem que não encontraram já é tarde e ele foi para a concorrência, pois hoje é vital que a Distribuição seja um dos melhores meios para conquistar clientes, toda a LOGÍSTICA envolvida pode dar o diferencial que o cliente procura e na falta do concorrente, é o seu produto que será vendido, pois é o mais conveniente para o cliente naquele momento.
Corresponde ao “P” de praça.

Comunicação:
Geralmente a parte em que os publicitários tomam as rédeas.
Não adianta produzir, distribuir se não houver a comunicação adequada, o consumidor deve sempre estar ciente da existência do produto, suas características, onde encontrar, qual o diferencial frente a concorrência, as vantagens de comprar aquele produto, o preço pago e a facilidade de acesso que terá e que não faltará em suas futuras compras.
O cliente pode assistir TV, ouvir rádio, ler um jornal, uma revista, ver na Internet, receber um e-mail, uma mala direta, pode-se usar o telemarketing entre outros meios de comunicação.
Enfim, o cliente deve saber tudo sobre o produto através de propaganda (divulgação paga), publicidade (divulgação gratuita), lobby, promoção de vendas, assessoria de imprensa, relações públicas, boca-a-boca, venda pessoal entre outros.
Corresponde ao “P” de promoção.



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