No Brasil as
variáveis foram traduzidas para: Cliente,
Custo, Conveniência e Comunicação.
Tanto os 4 P’s quanto os 4 C’s são de extrema
importância para a organização, juntos montam uma visão mais ampla sobre o
negócio e refletem dois lados distintos de um mesmo objeto de estudo, mesmo que
para muitos não haja essa relação, um profissional de marketing sempre deve estar atento aos desejos e necessidades do
consumidor, há de se entender o quanto fará diferença em um relacionamento
futuro entre esses dois lados do mercado.
Os quatro C’s tecnicamente
são:
Cliente:
Potencial comprador ou
usuário dos produtos de um indivíduo ou organização,
chamado o fornecedor ou vendedor.
É quem está buscando
produtos e serviços para que seus desejos
ou necessidades sejam satisfeitos da melhor forma possível.
Sem clientes não há consumo, não existem vendas, pesquisas,
produção, etc., um profissional de Marketing deve conhecer seu cliente,
tratá-lo com respeito e ouví-lo sempre que possível, seja através de um Canal
de telemarketing, por correio eletrônico ou não, SAC, contato direto entre
outros meios.
Existe várias formas de
ouvir seu cliente, basta dar-lhe oportunidade de dizer quais suas impressões
sobre os produtos, os pontos que podem ser melhorados mesmo que sejam
excelentes e aqueles onde o concorrente irá fortalecer-se ao produzir um
produto que foque diretamente os pontos fracos do seu produto, tentar entender
o cliente é um exercício diário, que exige preparo e dedicação, então deve-se
deixar sempre aberto um canal para que a comunicação seja eficaz.
Corresponde
ao “P” de produto.
Custo:
É o custo o consumidor tem
para se satisfazer através de um produto.
O cliente não irá pagar muito
mais do que sua percepção de VALOR
poderá sugerir em sua mente.
O que para a empresa é o preço,
para o cliente é o custo, o valor
monetário que terá de desembolsar para que adquira o produto ou serviço.
Para que tudo saia
perfeitamente é vital que o profissional de Marketing faça Pesquisas
relevantes, saiba quanto o cliente pagaria para adquirir o produto X, quais os
benefícios que ele procura em um produto similar, qual é seu SEGMENTO de
mercado ou o NICHO escolhido, estudar o comportamento do consumidor, qual é a
distância que ele poderá ou estará disposto a deslocar-se para comprar, o que
faria sair da concorrência para comprar da sua empresa.
Corresponde
ao “P” de preço.
Conveniência:
O cliente busca sempre comprar em locais mais convenientes com a distância que
irá percorrer e situação em que se encontram naquele momento, sempre irá
procurar um ponto de distribuição do
produto que lhe convenha, pode ser o mais próximo de sua residência, o
caminho para o trabalho, o de mais fácil acesso ou o que possua o melhor
atendimento.
É muito importante que o profissional de Marketing saiba onde, como e quando distribuir seus
produtos, um produto que não está nas lojas não pode ser vendido e um
serviço em que não há pessoa disponível também, é necessário saber qual é a
capacidade de produção, estimar muito bem o segmento ou nicho de mercado que se
pretende atingir, não deixando com que os produtos sobrem após várias pessoas
reclamarem que não encontraram já é tarde e ele foi para a concorrência, pois
hoje é vital que a Distribuição seja um dos melhores meios para conquistar
clientes, toda a LOGÍSTICA envolvida
pode dar o diferencial que o cliente procura e na falta do concorrente, é o seu
produto que será vendido, pois é o mais conveniente para o cliente naquele
momento.
Corresponde
ao “P” de praça.
Comunicação:
Geralmente a parte em que os publicitários tomam as
rédeas.
Não adianta produzir, distribuir se não houver a comunicação adequada, o consumidor deve
sempre estar ciente da existência do produto, suas características, onde
encontrar, qual o diferencial frente a concorrência, as vantagens de comprar
aquele produto, o preço pago e a facilidade de acesso que terá e que não
faltará em suas futuras compras.
O cliente pode assistir TV, ouvir rádio, ler um jornal,
uma revista, ver na Internet, receber um e-mail, uma mala direta, pode-se usar
o telemarketing entre outros meios de comunicação.
Enfim, o cliente deve saber tudo sobre o produto através
de propaganda
(divulgação paga), publicidade
(divulgação gratuita), lobby, promoção de vendas, assessoria de imprensa,
relações públicas, boca-a-boca, venda pessoal entre outros.
Corresponde
ao “P” de promoção.
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