4 de jan. de 2012

4 P's

Os 4Ps, composto de marketing ou Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e as atividades de marketing.
O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Borden afirma em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua época (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos.
O composto mercadológico foi formulado posteriormente por Jerome McCarthy (e não por Philip Kotler, como muitos pensam) em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing.
O composto é dividido em 4 seções freqüentemente chamadas dos "quatro P's".
A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing. Atualmente, o Marketing Mix é considerado como  base fundamental para o Marketing tático / operacional.
Os quatro P’s para um melhor entendimento, é o olhar da empresa em relação a necessidades do cliente e ao mercado em geral analisando entre outros fatores a concorrência, em quanto os 4C’s são a visão do cliente em relação a produtos e serviços prestados pela empresa. Dos 4p's surgiu também os 7P's.

Os 4P’s são:

Produto
Tudo que é feito com a finalidade de comercialização é caracterizado produto. Sejam eles bens tangíveis, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedade, informações e idéias.
Tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.
Talvez seja o “P” mais importante do composto, pois se marketing é satisfação de necessidades de desejos, o produto/serviço é quem irá satisfazer tal necessidade.
Corresponde ao “C” de cliente ou consumidor.

Preço
Preço pode ser definido como o total monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio cobrado na intenção de cobrir investimentos e obter lucro.
Computa-se no preço, não apenas o valor monetário de um produto, mas tudo aquilo que o consumidor tem que sacrificar ao adquirir um bem.
O preço é o único elemento do mix de marketing que gera receita, os demais produzem custos, afinal alguém tem que pagar a conta.
Ele é um dos elementos mais flexíveis, o preço pode ser alterado com rapidez, ao contrário das características de produtos, dos compromissos de canais de distribuição e até das promoções. O preço também informa ao mercado o posicionamento de valor pretendido pela empresa para seu produto ou marca.
Um produto bem desenhado e comercializado pode determinar um preço superior e obter alto lucro.
Mesmo andando lado a lado, em marketing preço e valor não podem ser confundidos.
Corresponde ao “C” de custo.

Praça
É a variante de distribuição e refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, logística, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Além disso, o responsável por essa área deve saber exatamente que canais de distribuição utilizar, o seu tamanho e a área geográfica que será coberta logisticamente. Para o cliente a distribuição deve ir ao encontro das necessidades e maior conveniência do mesmo.
Existem muitas formas de distribuição de um produto ou serviço, mas as principais são distribuição direta e indireta.
Distribuição direta é quando o produtor do serviço ou produto vende diretamente ao consumidor. Exemplos claros são as famosas "lojas de fabrica" e os próprios prestadores de serviço que executam o serviço diretamente ao consumidor, como os cabeleireiros e dentistas. A distribuição indireta é quando o produtor utiliza-se de distribuidores para vender o produto ou serviço ao consumidor, que são os casos de supermercados, conveniências e até as próprias livrarias.
Corresponde ao “C” de conveniência.

Promoção
Geralmente promoção é confundida com o próprio conceito de marketing, mas na verdade é apenas um dos componentes que formam o composto de marketing de uma organização.
A promoção compreende as atividades que envolvem a divulgação da marca, da empresa ou dos produtos e serviços.
Existem vários tipos de promoção, entre eles: propaganda (divulgação paga), publicidade (divulgação gratuita), lobby, promoção de vendas, assessoria de imprensa, relações públicas, boca-a-boca, venda pessoal entre outros.

O esforço promocional, segundo Maximiano (2006), desempenha um importante papel para qualquer tipo de organização, desde que as que fabricam bens de consumo, até as que trabalham com utilidade pública, o importante sendo a transmissão de informação da empresa para os consumidores.
Corresponde ao “C” de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário