O
conceito se baseia nos estudos de Neil
Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Borden afirma em sua
obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua
época (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores (mixers),
já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os
ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos.
O
composto mercadológico foi formulado posteriormente por Jerome McCarthy (e não por Philip Kotler, como muitos pensam) em seu livro Basic
Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais
as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de
marketing.
O
composto é dividido em 4 seções freqüentemente
chamadas dos "quatro P's".
A
partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de
Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para
efetivar atividades de Marketing. Atualmente, o Marketing Mix é considerado
como base fundamental para o Marketing tático / operacional.
Os quatro P’s para um melhor
entendimento, é o olhar da empresa em relação a necessidades do cliente e ao
mercado em geral analisando entre outros fatores a concorrência, em quanto os
4C’s são a visão do cliente em relação a produtos e serviços prestados pela
empresa. Dos 4p's surgiu também os 7P's.
Os 4P’s são:
Produto
Tudo que é feito com a
finalidade de comercialização é caracterizado produto. Sejam eles bens
tangíveis, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedade,
informações e idéias.
Tudo o que se refere ao
produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção,
qualidade, marca, design, embalagem, etc.
Talvez seja o “P” mais
importante do composto, pois se marketing é satisfação de necessidades de
desejos, o produto/serviço é quem irá satisfazer tal necessidade.
Corresponde
ao “C” de cliente ou consumidor.
Preço
Preço pode ser definido como
o total monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou
patrimônio cobrado na intenção de cobrir investimentos e obter lucro.
Computa-se no preço, não
apenas o valor monetário de um produto, mas tudo aquilo que o consumidor tem
que sacrificar ao adquirir um bem.
O preço é o único elemento
do mix de marketing que gera receita, os demais produzem custos, afinal alguém
tem que pagar a conta.
Ele é um dos elementos mais
flexíveis, o preço pode ser alterado com rapidez, ao contrário das
características de produtos, dos compromissos de canais de distribuição e até
das promoções. O preço também informa ao mercado o posicionamento de valor
pretendido pela empresa para seu produto ou marca.
Um produto bem desenhado e
comercializado pode determinar um preço superior e obter alto lucro.
Mesmo andando lado a lado,
em marketing preço e valor não podem ser confundidos.
Corresponde
ao “C” de custo.
Praça
É
a variante de distribuição e refere-se aos canais através dos quais o produto
chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, logística,
horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Além disso, o
responsável por essa área deve saber exatamente que canais de distribuição utilizar, o seu tamanho e a área geográfica que será coberta logisticamente. Para o
cliente a distribuição deve ir ao encontro das necessidades e maior
conveniência do mesmo.
Existem
muitas formas de distribuição de um produto ou serviço, mas as principais são
distribuição direta e indireta.
Distribuição
direta é quando o produtor do serviço ou produto vende diretamente ao
consumidor. Exemplos claros são as famosas "lojas de fabrica" e os
próprios prestadores de serviço que executam o serviço diretamente ao
consumidor, como os cabeleireiros e dentistas. A distribuição indireta é quando
o produtor utiliza-se de distribuidores para vender o produto ou serviço ao
consumidor, que são os casos de supermercados, conveniências e até as próprias
livrarias.
Corresponde
ao “C” de conveniência.
Promoção
Geralmente promoção é confundida
com o próprio conceito
de marketing, mas na verdade é apenas um dos componentes que
formam o composto de
marketing de uma organização.
A promoção compreende as atividades que envolvem a divulgação da marca, da empresa ou dos produtos e serviços.
A promoção compreende as atividades que envolvem a divulgação da marca, da empresa ou dos produtos e serviços.
Existem vários tipos de
promoção, entre eles: propaganda
(divulgação paga), publicidade
(divulgação gratuita), lobby, promoção de vendas, assessoria de imprensa,
relações públicas, boca-a-boca, venda pessoal entre outros.
O esforço promocional, segundo Maximiano (2006), desempenha um importante papel para qualquer tipo de organização, desde que as que fabricam bens de consumo, até as que trabalham com utilidade pública, o importante sendo a transmissão de informação da empresa para os consumidores.
Corresponde
ao “C” de comunicação.
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