22 de jan. de 2012

Os resultados do "Furacão Luiza" que passou pelo Canadá

Empresas ganham destaque explorando meme de Luiza no Canadá

 

O Magazine Luiza é um dos grandes exemplos de marcas que utilizam as redes sociais como peça chave no planejamento de marketing. A coincidência do case com a marca foi utilizada para promover um concurso #ALuizaNãoViu 

A MITI Inteligência realizou um mapeamento inédito sobre como as empresas aproveitaram a repercussão do case Luiza para promover suas marcas. A hashtag #LuizaEstanoCanadá entrou para a lista dos tópicos mais comentados no Twitter essa semana e rapidamente se tornou um hit na web. Entre os dias 12 e 15 de janeiro, o número de menções não ultrapassava 1.600 por dia. Mas, a partir do dia 16, os números subiram exponencialmente, atingindo mais de 210 mil no dia 18 (quarta-feira).

A repercussão é vista também nas outras redes sociais. No Youtube, o vídeo mais exibido ultrapassava a marca de 2 milhões de visualizações no dia 18, mais de 3 milhões no dia 19 e mais de 4 milhões no dia 20. No Facebook, já foram várias páginas criadas sobre o tema, somando quase 60 mil curtir no total.

Os veículos de imprensa tradicional perceberam o fenômeno e veicularam diversas notícias a respeito. Foram mais de 1.500 matérias veiculadas do dia 13 ao dia 20 apenas nos veículos de notícias online. Num movimento de retroalimentação, essas notícias voltaram para as redes sociais, e a matéria do Jornal Hoje, repercutiu no Twitter do G1, atingindo 5.710 compartilhamentos no microblog. 

"Atentas às redes sociais e avaliando a possibilidade de alcance do assunto, grandes marcas nacionais, aproveitaram o momento para gerar engajamento dos usuários", comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência. "Envolver um assunto que está tão em alta, como o meme da Luiza, mostra aos usuários que a empresa inova também ao participar dos assuntos que estão em evidência nesses canais sociais, e isso só faz contribuir para o seu relacionamento com o consumidor."

A construtora concorrente da Aguazul, Brascon, aproveitou justamente esse gancho e veiculou um banner fazendo uso do meme. Com o título "Luiza, pode voltar. Tem empreendimento de primeiro mundo no Miramar", a empresa demonstrou ousadia na estratégia de marketing e ainda utilizou a hashtag que estava entre os assuntos mais comentados do Twitter. 

Um exemplo de inovação na exploração da campanha é o da escola de idiomas Yázigi, que tem 1.600 seguidores no Twitter e 1.015 fãs no Twitter. Embora não tenha uma grande repercussão das suas publicações no dia a dia, através da Luiza conseguiu potencializar esses resultados. A vinculação de um aplicativo na sua Fanpage disponibilizando um jogo em que o usuário deve ajudar a Luiza a combater os monstros de uma montanha, para conseguir chegar ao Brasil, já teve mais de 244 mil acessos.


O Magazine Luiza é um dos grandes exemplos de marcas que utilizam as redes sociais como peça chave no planejamento de marketing. A coincidência do case com a marca foi utilizada para promover um concurso #ALuizaNãoViu, porque está no Canadá, que sorteará um prêmio de até R$300 para a frase mais criativa sobre o que Luiza não viu no Canadá. No dia 17, quando o case foi citado pela primeira vez, a repercussão das menções foi potencializada em quase 250%.


Entre elogios e críticas, se beneficiar dessa repercussão utilizando os temas que estão na em pauta nas redes sociais, pode ser considerada uma estratégia ainda mais eficiente quando o assunto é marcar presença junto ao consumidor moderno. 

Fique conectado no mercado e faça ações que ajudem sua empresa.

Assistam abaixo a música: VOLTA LUIZA QUE TÁ NO CANADÁ - Sucesso do FORRÓ SAFADO.


 

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