Empresas ganham destaque explorando meme de Luiza no Canadá
O Magazine Luiza é um dos grandes exemplos de marcas que utilizam as redes sociais como peça chave no planejamento de marketing. A coincidência do case com a marca foi utilizada para promover um concurso #ALuizaNãoViu
A MITI Inteligência realizou um mapeamento inédito sobre como as
empresas aproveitaram a repercussão do case Luiza para promover suas
marcas. A hashtag #LuizaEstanoCanadá entrou para a lista dos tópicos
mais comentados no Twitter essa semana e rapidamente se tornou um hit na
web. Entre os dias 12 e 15 de janeiro, o número de menções não
ultrapassava 1.600 por dia. Mas, a partir do dia 16, os números subiram
exponencialmente, atingindo mais de 210 mil no dia 18 (quarta-feira).
A repercussão é vista também nas outras redes sociais. No Youtube, o
vídeo mais exibido ultrapassava a marca de 2 milhões de visualizações no
dia 18, mais de 3 milhões no dia 19 e mais de 4 milhões no dia 20. No
Facebook, já foram várias páginas criadas sobre o tema, somando quase 60
mil curtir no total.
Os veículos de imprensa tradicional perceberam o fenômeno e veicularam
diversas notícias a respeito. Foram mais de 1.500 matérias veiculadas do
dia 13 ao dia 20 apenas nos veículos de notícias online. Num movimento
de retroalimentação, essas notícias voltaram para as redes sociais, e a
matéria do Jornal Hoje, repercutiu no Twitter do G1, atingindo 5.710
compartilhamentos no microblog.
"Atentas às redes sociais e avaliando a possibilidade de alcance do
assunto, grandes marcas nacionais, aproveitaram o momento para gerar
engajamento dos usuários", comenta Elizangela Grigoletti, gerente de
inteligência e marketing da MITI Inteligência. "Envolver um assunto que
está tão em alta, como o meme da Luiza, mostra aos usuários que a
empresa inova também ao participar dos assuntos que estão em evidência
nesses canais sociais, e isso só faz contribuir para o seu
relacionamento com o consumidor."
A construtora concorrente da Aguazul, Brascon, aproveitou justamente
esse gancho e veiculou um banner fazendo uso do meme. Com o título
"Luiza, pode voltar. Tem empreendimento de primeiro mundo no Miramar", a
empresa demonstrou ousadia na estratégia de marketing e ainda utilizou a
hashtag que estava entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Um exemplo de inovação na exploração da campanha é o da escola de
idiomas Yázigi, que tem 1.600 seguidores no Twitter e 1.015 fãs no
Twitter. Embora não tenha uma grande repercussão das suas publicações no
dia a dia, através da Luiza conseguiu potencializar esses resultados. A
vinculação de um aplicativo na sua Fanpage disponibilizando um jogo em
que o usuário deve ajudar a Luiza a combater os monstros de uma montanha, para conseguir chegar ao Brasil, já teve mais de 244 mil acessos.
O Magazine Luiza é um dos grandes exemplos de marcas que utilizam as
redes sociais como peça chave no planejamento de marketing. A
coincidência do case com a marca foi utilizada para promover um concurso #ALuizaNãoViu, porque está no Canadá, que sorteará um prêmio de até R$300 para a frase mais
criativa sobre o que Luiza não viu no Canadá. No dia 17, quando o case
foi citado pela primeira vez, a repercussão das menções foi
potencializada em quase 250%.
Entre elogios e críticas, se beneficiar dessa repercussão utilizando
os temas que estão na em pauta nas redes sociais, pode ser considerada
uma estratégia ainda mais eficiente quando o assunto é marcar presença
junto ao consumidor moderno.
Fique conectado no mercado e faça ações que ajudem sua empresa.
Assistam abaixo a música: VOLTA LUIZA QUE TÁ NO CANADÁ - Sucesso do FORRÓ SAFADO.
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