6 de fev. de 2012

Micro e Macroambiente

No meio empresarial e acadêmico, principalmente na área de marketing, muito ouvimos falar de Macroambiente e Microambiente. Na verdade o que são esses termos?
Philip Kotler defende a idéia de ambiente de marketing, pois para ele a administração de marketing está inserida no Macroambiente e no Microambiente.

Uma empresa é constituída por variantes e forças que estão fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores que se pretende atingir. Para ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as suas ações de marketing às tendências e desenvolvimentos nesse ambiente.

Microambiente
O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes como a própria empresa e seus departamentos, os fornecedores, as empresas parceiras do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e o público-alvo. São fatores com maior facilidade de controle.

O objetivo do marketing é satisfazer necessidades e desejos lucrativamente transmitindo valor, atraindo e se relacionando com o cliente de forma que seja benéfico para ambas as partes. E essa tarefa é realizada apenas pelos gerentes e diretores de marketing certo? Errado.

O sucesso deles depende de outros atores do microambiente da empresa, que são eles:
A Empresa: Nos planejamentos e ações de marketing leva-se em conta grupos que formam o ambiente interno como a alta administração, departamentos financeiro, P&D, compras, produção e contabilidade por exemplo.

Fornecedores: Eles são elos essenciais para o sucesso da entrega de valor, Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

Intermediários: Os intermediários do marketing, geralmente varejistas e atacados, ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.

Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.

Concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades do público-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores (lei da mente do livro As 22consagradas leis do marketing).

Público: O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.

Macroambiente
Já o Macroambiente consiste em forças maiores que afetam todo o microambiente como demografia, economia, fatores naturais, tecnologia, política e cultural. São fatores que não podemos controlar apenas monitorar, adaptar as necessidades da empresa e aproveitar eventuais oportunidades, precaver-se das ameaças usando as forças e minimizando as fraquezas (clique aqui e veja a Análise SWOT).

Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

Ambiente Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

O conhecimento da complexidade do ambiente de marketing global é a chave para o sucesso. Além deste conhecimento, é necessário que o profissional de marketing encontre maneiras de manter-se atualizado frente às constantes e rápidas alterações neste ambiente, sobre todos os seus aspectos.

Fonte: Baseado em artigos do Mundo do Marketing, Livro Adm. de Marketing, Tudo Sobre Marketing entre outras fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário