Philip Kotler defende a idéia de ambiente de marketing,
pois para ele a administração de marketing está inserida no Macroambiente e no
Microambiente.
Uma empresa é constituída por variantes e forças que
estão fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administração da
empresa em desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores
que se pretende atingir. Para ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as
suas ações de marketing às tendências e desenvolvimentos nesse ambiente.
Microambiente
O microambiente consiste
em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes como
a própria empresa e seus departamentos, os fornecedores, as empresas parceiras
do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e o público-alvo. São
fatores com maior facilidade de controle.
O objetivo do marketing é satisfazer necessidades e
desejos lucrativamente transmitindo valor, atraindo e se relacionando com o
cliente de forma que seja benéfico para ambas as partes. E essa tarefa é
realizada apenas pelos gerentes e diretores de marketing certo? Errado.
O sucesso deles depende de outros atores do microambiente
da empresa, que são eles:
A Empresa: Nos
planejamentos e ações de marketing leva-se em conta grupos que formam o
ambiente interno como a alta administração, departamentos financeiro, P&D,
compras, produção e contabilidade por exemplo.
Fornecedores: Eles são elos essenciais para o
sucesso da entrega de valor, Eles provêem os recursos necessários para a
empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.
Intermediários: Os intermediários do marketing,
geralmente varejistas e atacados, ajudam a empresa a promover, vender e
distribuir seus bens aos compradores finais.
Clientes: A empresa deve estudar seus clientes
de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado
consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado
governamental; e o mercado internacional.
Concorrentes: Os profissionais de marketing não
devem apenas visar às necessidades do público-alvo; devem também alcançar
vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus
concorrentes na cabeça dos consumidores (lei da mente do livro As 22consagradas leis do marketing).
Público: O ambiente de marketing da empresa
inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha
interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de
atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico
financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do
consumidor; público local; e o público geral.
Macroambiente
Já o Macroambiente consiste em forças maiores
que afetam todo o microambiente como demografia, economia, fatores naturais,
tecnologia, política e cultural. São fatores que não podemos controlar apenas
monitorar, adaptar as necessidades da empresa e aproveitar eventuais
oportunidades, precaver-se das ameaças usando as forças e minimizando as
fraquezas (clique aqui e veja a Análise SWOT).
Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em
termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros
dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais
de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os
mercados.
Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder
de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o
poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.
Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os
profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas
atividades de marketing.
Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa
que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super
necessários em uma empresa.
Ambiente
Político/Legal:
As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do
ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais
e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos
em uma dada sociedade.
Ambiente Cultural: É constituído de instituições e
outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e
os comportamentos da sociedade.
O conhecimento da complexidade do ambiente de marketing
global é a chave para o sucesso. Além deste conhecimento, é necessário que o
profissional de marketing encontre maneiras de manter-se atualizado frente às
constantes e rápidas alterações neste ambiente, sobre todos os seus aspectos.
Fonte: Baseado em artigos do Mundo do Marketing, Livro Adm. de Marketing, Tudo Sobre Marketing entre outras fontes
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