9 de fev. de 2012

Profissional de marketing e publicitário. Qual a diferença?



Muitas pessoas costumam confundir profissional de marketing ou “marqueteiro” com publicitário e vice-versa, acredite isso incomoda tanto um profissional quanto o outro.

Pensando em deixar esse tema mais claro na cabeça dos estudantes e futuros estudantes de tais áreas, o Canal Marketing vem definir de forma simples e rápida o que seria profissional de marketing e o que seria um publicitário.


Vamos começar pelo profissional de marketing, ele tem a competência de criar estratégias buscando um determinado objetivo sempre buscando satisfazer necessidades e desejos do consumidor lucrativamente mantendo relacionamento com o mesmo. É uma área ligada a  administração e negócios que abrange desde identificação da necessidade de tal produto a definição de preço para construir e transmitir valor ao target passando por varias outras variáveis.

Uma empresa pode ter o produto certo, para o público certo, com o preço certo e no lugar certo, mas se não souber comunicar e promover esse produto não o venderá. É aí que entra a publicidade.

A publicidade é está inserida nas áreas de artes e comunicação social, portanto, o publicitário é o responsável pela comunicação e difusão das idéias elaboradas.
Usando analogia para exemplificar o caso vamos considerar que você homem tem o objetivo de sair à noite e conquistar uma garota, certo?

Para que tudo de certo você precisa elaborar suas estratégias de marketing pessoal para alcançar seu objetivo, ou seja, se veste com uma roupa boa, usa um perfume bom, arruma o cabelo, lava bem o carro, chama os amigos para sair, etc. Tudo isso que você fez até agora foi marketing. Quando chega a hora de “trocar uma idéia” com a menina é hora de usar a publicidade para vender bem o produto, no caso você, para seu público-alvo e isso tem que ser de uma maneira muito original e criativa para que a garota se identifique contigo.

O sucesso de um produto no mercado depende das duas áreas trabalhando juntas porque um é de essencial importância para a sobrevivência do outro, eles se complementam mas não são a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário