14 de out. de 2012

Brainstorm ou tempestade de idéias


Você já perdeu o controle em uma reunião? Já tentou obter resultados debatendo com as pessoas inúmeras vezes e de inúmeros jeitos e não obteve sucesso? É hora de utilizar o Brainstorm!


Uma das ferramentas que aprendemos na faculdade e é uma das mais utilizadas por nós profissionais de Marketing se chama Brainstorm, esse termo em inglês que quer dizer “tempestade mental” é uma metodologia de exploração de idéias, visando a obtenção das melhores soluções de um grupo de pessoas.

Todos opinam com suas idéias, sejam elas idéias alucinadas ou não. Essa ferramenta conta com algumas características que são essenciais para se obter resultados, seguem algumas delas:

O Brainstorm não é espontâneo. É uma técnica cujo princípio básico reside na ausência de julgamentos ou de autocríticas.


A partir do Brainstorm, chegamos à idéias de qualidade, ou até à solução de uma situação ou problema. Além disso, traz a vantagem de ter seu mérito distribuído, pois é o resultado do trabalho de toda uma equipe.

Passo a passo

- Comece com um tema ou assunto e peça para os presentes expressarem todas as idéias que lhes venham à mente espontaneamente.
- Nenhuma idéia apresentada deve ser criticada.
- Todas as idéias verbalizadas devem ser escritas de maneira a ficarem expostas para todos, estimulando novas idéias.
- Ao término das verbalizações, todas as idéias escritas e expostas devem ser repassadas e analisadas para seleção das mais adequadas à situação.
- A seguir, selecione a melhor idéia.

Como Aplicar o Brainstorm?

O mentor do Brainstorm pode fazer isso em um quadro e distribuir post-its para as pessoas. conforme forem falando vão escrevendo nos post-its e colando no quadro. Na faculdade estavamos discutindo o que deveria haver em uma festa de formatura, então separamos o brainstorm por tópicos, sendo assim fizemos uma segmentação dos assuntos que estavam sendo discutidos. Têm-se assim de forma visual todo um diagrama de causa e efeito. Tornando muito mais fácil trabalhar para alcançar os objetivos.



Se você se interessou pela ferramenta coloque em pratica no seu trabalho, deixe as pessoas se expressarem e participar de decisões importantes frente a um trabalho ou projeto especifica, temos certeza de que isso renderá bons resultados de todos os stakeholders.

Boa sorte com essa incrível ferramenta e continue conectado no Canal Marketing.

Fonte:http://issomesmo.com/2007/06/20/o-que-e-brainstorm/
        



Nenhum comentário:

Postar um comentário